segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sub Rock Cultural - Filmes para ficar por dentro da história do rock e outros para curtir a vontade.

De comédias amalucadas dos Beatles a Filmes sobre o Joy Division: prepare a pipoca e mergulhe nos bastidores do rock.

Os Reis do Iê Iê Iê (1964)

No auge da beatlemania, os quatro rapazes de Liverpool estão a ponto de mudar o mundo da música, John, Paul, George e Ringo destilam humor britânico e muito nonsense nesta comédia ingênua que entrou para a história por ser o primeiro grande registro cinematográfico da trajetória explosiva dos Fab Four.


Tommy (1975)

Durante a II Guerra Mundial o Capitão Walker é considerado morto em batalha. Sua esposa Nora Walker fica com a tarefa de cuidar sozinha de Tommy, filho recém-nascido do casal. Nora se envolve com Frank Hobbs, mas em 1951 seu antigo marido retorna repentinamente e é morto por Frank. O garoto Tommy presencia tudo, mas sua mãe e seu padrasto insistem que ele não viu, ouviu e não vai falar nada a ninguém, e em c onsequência Tommy se torna cego, surdo e mudo. Já adolescente, Tommy se torna um campeão de pin ball, trazendo fama e fortuna para sua família. Depois de curado, ele se torna uma espécie de figura messiânica e angaria um culto de seguidores, que no final rejeitam seus ensinamentos e o abandonam.



Febre de Juventude (1978)

Seis jovens fanáticos pelos Beatles(4 garotas e 2 g arotos), se reúnem em Nova York, onde farão de tudo para assistir a primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, no programa do Ed Sullivan. Isso tudo logo após eles lançarem a música "I Wanna Hold your Hand"



Quadrophenia (1979)

Na Londres de 1964 Jimmy Cooper é um membro de uma gangue Mod - jovens bem vestidos que dirigem vespas Lambretta. Os mods estão sempre brigando com os Rockers, que vestem jaquetas de couro e dirigem motocicletas. Desiludido c om seus pais e seu emprego, Jimmy só encontra uma válvula de escape para sua angústia adolescente quando está com seus amigos mods Dave, Chalky e Spider. Um feriado de três dias é a desculpa para a rivalidade entre as duas gangues chegar às vias de fato, enquanto ambas descem para a cidade litorânea de Brighton para o confronto definitivo.




Sid & Nancy - O Amor Mata. (1986)

A saga de destruição de um dos casais mais polêmicos da história do rock foi eternizada nos cinemas pelo diretor Alex Cox. Nos papéis principais, Gary Oldman (Sid Vicious), que realmente incorporou o ex-baixista dos Sex Pistols em mais uma atuação brilhante, e Chloe Webb (Nancy Spungen).



Encruzilhada (1986)

Jovem e talentoso guitarrista está à procura de uma canção que o leve ao estrelato. Inspirado por um velho bluesman (Joe Seneca), ele o acompanha numa viagem até a legendária encruzilhada onde o veterano um dia negociou com o demônio sua alma em troca da fama. O filmeconta a história de Eugene (Ralph Macchio). Dizem que do nada, no Mississipi, Johnson surgiu fazendo harmonias complexas e reinventando o blues. Uma de suas músicas, Crossroads, falava de uma encruzilhada e do seu encontro com o demônio. De quebra, ainda tem a participação especial de Steve Vai no Duel Jam no Encruzilhada é uma ode ao Blues, tendo como pano de fundo a história de Robert Johnson. Porém, não chega a ser uma biografia, e sim uma lenda.



A Fera do Rock (1989)

O filme conta a história de Jerry Lee Lewis (Dennis Quaid), mostrado como um homem de várias faces: um talentoso músico indisciplinado, um alcóolatra, e um amoroso marido que as vezes bate na mulher. Quando Lewis atinge o topo das paradas, ele se apaixona por sua prima de segundo grau de 13 anos de idade, Myra Gale Lewis (Winona Riders), e um dia se casa com ela. Também é mostrado o relacionamento de Lewis com outro primo, o pastor Jimmy Swaggart (Alec Baldwin). A carreira religiosa de Swaggart o mantém em constante conflito com a vida selvagem do rock and roll, e gera alguns conflitos inconvenientes




The Commitments - Loucos pela Fama(1991)

Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos das grandes estrelas da música, eles apresentam-se nos bares da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não tardam a aparecer, principalmente quando o veterano trompetista Joey (Johnny Murphy), que vive numa ilusão e lançando o seu charme para todo lado, arranja tudo para que Wilson Pickett se apresente com a banda mas ele não aparece



Single - Vida de Solteiro (1992)

Foca no curso dos romances de dois casais, assim como as vidas amorosas de seus amigos e associados. Centra ao redor das vidas de um grupo de jovens, a maioria com seus 20 anos, vivendo em um bloco de apartamentos, e é dividido em capítulos. Os eventos do filme foram situados tendo como cortina de fundo Seattle e o movimento grunge na cidade durante o começo dos anos 90. A trilha sonora inclui músicas das principais bandas da cena musical de Seattle na época, como Pearl Jam, Alice In Chains, e Sound Garden.



The Wonders - O Sonho não acabou (1996)

É um filme escrito, dirigido e atuado por Tom Hanks. Ambientado em meados a década de 60, conta a história de uma banda fictícia de somente um sucesso da cidade de Erie, The Wonders. O contexto histórico inclui uma resposta estado unidense para a Invasão Britânica, mostrando sua trajetória desde clubes locais a turnês nacionais.



Velvet Goldmine (1998)

Lotado em Nova York, o jornalista britânico Arthur Stuart (Christian Bayle) está escalado para cobrir a viagem do presidente dos Estados Unidos, grande admirador de um dos principais fenômenos mediáticos do ano de 1984, o rockeiro conservador Tommy Stone. Dispondo de algum tempo livre, entretanto, recebe a incumbência de escrever uma matéria sobre o cantor Brian Slade (Jonathan Rhys Meyers) , ícone da era glam que forjou seu próprio assassinato no palco de um show como golpe publicitário. Desde então, seu paradeiro permanece desconhecido.

Em seguida, Arthur entrevista Mandy. A promotora revela como conheceu Slade no ano novo de1969, e descreve os principais momentos da carreira do cantor. Em sua primeira viagem aos Estados Unidos, Slade é apresentado a Curt Wilde ( Ewan McGregor) . A partir de então, a Bijou Records torna-se, essencialmente, sugerir que Slade e Wilde matinham um relacionamento afetivo. À quem diga que a História do Filme basea-se na história de David Bowie e Iggy Pop.


Detroit Rock City(1999)

O ano é 1978: calças jeans, all star e muito rock n' roll são os destaques desta época. A história gira em torno de Hawk, Jam, Lex e Trip, que são quatro jovens de uma escola secundária de Cleveland e fãs declarados de Kiss. Eles tem tudo dos quatro mascarados de Nova York, discos, camisas, posters, botons, gibis, tudo que esteja relacionado a sua banda favorita, inclusive uma banda cover chamada Mystery. Mas somente uma coisa eles não tem do Kiss, ingressos de shows. Eles até tinham os ingressos pro show marcado para o Cobo Hall, em Detroit, mas a mãe de Jam (uma senhora religiosa e conservadora), que não aprova o gosto do filho, descobre a existencia das entradas e decide queima-los. Mas nada vai impedir esses garotos, que farão o possivel e o impossivel para assistir ao show da vida deles.



Quase Famosos (2000)

William Miller tem 15 anos e está prestes a realizar o sonho de 9 entre 10 adolescentes de sua época: viajar com uma banda de rock em turnê e escrever uma reportagem para a revista Rolling Stone. Cameron Crowe conta esta história autobiográfica e nostálgica com detalhes que fazem qualquer fã de rock salivar. Stillwater, a banda do filme, foi inspirada "apenas" no lendário Led Zeppelin.



Alta Fidelidade (2000)

Rob (John Cusack), profundo conhecedor do universo da música pop, não consegue levar adiante um relacionamento amoroso. Após ser abandonado pela namorada Laura (Iben Hjejle) decide fazer uma lista dos cinco maiores foras que levou na vida e vai procurar as envolvidas para tentar entender o que faz dele a pessoa mais rejeitada do mundo. Enquanto essas histórias se desenvolvem, paralelamente o espectador conhecerá Barry (Jack Black, impagável) e Dick (Todd Louiso), funcionários voluntários da praticamente falida Championship Vinyl, loja de discos de vinil, romanticamente mantida por Rob. É lá que os três passam os dias fazendo suas listas “top 5” – as cinco músicas do labo B dos discos, as cinco músicas para se tocar no dia da sua morte, as cinco profissões que gostariam de ter.




Voltando do Inferno - Meat Loaf (2000)

Em 1977 um álbum chamado "Bat Out Of Hell" lançou, da noite para o dia, um dínamo do rock, conhecido como Meat Loaf, da obscuridade para o sucesso. Meat sabia que a crua emoção provocada pela música que ele e seu parceiro Jim Steinman criavam, e a surpreendente resposta dos fãs provou que eles estavam certos. Mas os traumas pessoais que o fizeram subir, quase o destruíram, até que, quase uma década depois, ele volta à fama com um dos mais vendidos discos de rock de todos os tempos. Da estrada aos estádios, do sucesso à falência e à volta por cima, esta é uma história como dizem, se você não chegar lá, nunca vai saber o que há do outro lado. Apresentando os grandes sucessos de Meat Loaf, este filme testemunha a incrível carreira de altos e baixos de uma das maiores vozes e personalidades da história do rock"





Rock Star (2001)

Em meio aos anos 80, Chris Cole (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.



A Festa Nunca Termina (2002)

Dirigido por Michael Winterbottom, o filme conta a história do selo Factory Records (nome vindo da festa ¿Factory¿, no Russel Club) e a criação do movimento rave de Manchester (apelidada na época de Madchester). Antes de entrar na cena que trouxe ao mundo nomes como Happy Mondays e New Order, o diretor dá uma breve passada pelo punk.




Johnny & June (2005)

Esta cinebiografia romanceia a história de Johnny Cash (Joaquin Phoenix), lenda do country e do rock que teve vida atribulada, se envolveu com drogas e conheceu a redenção nos braços da cantora June Carter (Reese Whiterspoon, vencedora do Oscar por este papel). Elvis Presley e Jerry Lee Lewis aparecem, para deleite dos fãs do velho rock and roll.



Leonard Cohen - I'm Your Man (2005)

Poeta. ícone do Counter-cultura. Consumado o homem das senhoras. Desde o estouro na cena em 1967, Leonard Cohen tem inspirado gerações com sua personalidade única e música assustadora, tornando-se um dos artistas mais originais e duradouros para sair da década de 1960. Agora, a produtora Lions Gate tem o orgulho de celebrar o legado de Cohen com o diretor Lian Lunson: I'm Your Man, um íntimo olhar para as canções, a poesia ea vida de um dos trovadores mais famosos e influentes da música.



Control (2007)

Esta aguardada cinebiografia foca os tormentos de Ian Curtis (sam Riley). O Inglês ficou famoso mundialmente como o enigmático vocalista da Banda Joy Division. Sua Trajetória, no entanto, foi interrompida bruscamente quando cometeu suicídio, aos 23 anos.




Cadillac Records (2008)

Cadillac Records é filme biográfico musical de 2008, escrito e dirigido porDarnell Martin. O filme explora a era musical desde o início dosanos de 1940 para o final de 1960, crónicas da vida da influente gravadora de Blues sediada em Chicago, a Chess Records, do executivo Leonard Chess ( Adrien Brody), e de cantores que gravaram na mesma como Muddy Waters (Jeffrey Wright), Chuck Berry (Mos Def), Wiilie Dixon (Cedric Entertainment) e Etta James (Beyoncé Knowles).


Piratas do Rock (2009)

Inspirado na Revolução das Rádios Piratas Britânicas dos anos 60, o filme conta a história de um grupo de amigos DJs que montam uma emissora num grande navio de pesca atracado na costa da Inglaterra. O ano é 1966, quando a principal rádio do país,a BBC, dedicava apenas duas horas por semana tocando Rock And Roll. Eis que uma emissora pirata cria uma programação de rock 24 horas por dia. O Sucesso é imediato. Cerca de 25 milhões de pessoas sintonizam a rádio diariamente - mais da metade da população da Ingleterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário